sexta-feira, 12 de maio de 2017

6º Olhar de Cinema | Divulgada a programação oficial do festival





Na última quinta-feira, foi divulgada a programação do 6º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. O festival irá exibir 125 filmes, ao longo de 8 dias de programação, em diferentes Mostras: Competitiva, Novos Olhares, Exibições Especiais, Mirada Paranaense, Olhares Clássicos, Foco, Olhar Retrospectivo e, a nova adição deste ano, Pequenos Olhares. 

A mostra Olhar Retrospectivo exibe os filmes do alemão F.W. Murnau e contará com 10 filmes. A seleção inclui os filmes mais conhecidos do diretor, como: Nosferatu (1922), A Última Gargalhada (1924) e Aurora (1927), todos com cópias restauradas em DCP.

Nos Olhares Clássicos, que traz um panorama de obras de diversos diretores(as), países, gêneros e épocas, o público terá oportunidade de assistir na tela grande, em cópias restauradas, filmes de Jean Renoir, Andrea Tonacci, Shirley Clarke, Norman Mclares, George Méliès, Joaquim Pedro de Andrade, Josef Von Sternberg, Julio Calasso, Sarah Maldoror, Fernando Severo, Edward Yang, Jindrich Polák e Clemens Klopfenstein. 

A mostra Foco deste ano destaca o trabalho da realizadora tailandesa Anocha Suwichakornpong, que virá ao festival apresentar seus 2 longas metragens, História Mundana (2009) e Dao khaong (2016), este que estreia no Brasil.  Dentre as exibições especiais, destacam-se 2 obras do documentarista chileno Ignacio Agüero, o novo filme do diretor sul coreano Lu Zhang, o mais recente trabalho do argentino Gustavo Fontán, além de 2 novos curtas metragens de Jean-Marie Straub.

Além das mostras, o festival terá seminários, oficinas, encontros de negócios e muito mais. 

O filme de abertura deste ano é o venezuelano A Família, que narra conflitos envolvendo o narcotráfico na América Latina. Enquanto o filme de encerramento é o brasileiro Baronesa, que envolve a temática de exclusão social.

Os dois filmes dão a tônica do que promete o festival: uma reflexão sobre a contemporaneidade e seus dilemas através da apresentação de diversos filmes, de gêneros distintos, que dificilmente teriam abertura se não fosse o evento. 

O festival começa no dia 7 de junho e vai até o dia 15 do mesmo mês. As exibições ocorrerão no Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema), Shopping Novo Batel (Cineplex Batel) e Sesc Paço da Liberdade; os ingressos custarão R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada).

Com uma programação plural, o festival promete ser um dos grandes eventos de cinema do Brasil. Não percam! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.